Como limpar o nome no SPC e SERASA

Se você recebeu uma correspondência avisando que o seu nome foi incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa, não se desespere. Aprenda aqui a como limpar o nome no SPC e SERASA.

Segundo dados calculados pelo SPC e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), até maio de 2015, havia no Brasil cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o nome negativado. Entre dezembro de 2014 e maio de 2015, houve um aumento de 2 milhões de novos inadimplentes.

O processo para limpar o nome no SPC e SERASA pode levar alguns dias, mas com certeza valerá a pena ter o seu crédito restaurado no mercado, passando confiança para os estabelecimentos aonde você deseja comprar.

Diferença entre SPC e SERASA

Muitas pessoas falam SPC SERASA como se fossem a mesma coisa. Mas na verdade são órgãos diferentes.

Existem vários serviços de proteção ao crédito, mas o SPC e o SERASA são os mais utilizados e os que possuem o maior cadastro e estabelecimentos conveniados.

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é o órgão oficial das CDL’s (Câmaras de Dirigentes Lojistas) e o SERASA é parte do grupo Experian que trabalha na área de serviços de informação.

Como limpar o nome no SPC e SERASA

Para limpar o nome no SPC e SERASA é necessário que você tenha as informações da empresa credora. Normalmente, esta informação já vem na correspondência que você recebe informando a sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito.

Como limpar o nome no SPC SERASA
Como limpar o nome no SPC SERASA

Se você não recebeu nenhuma correspondência e descobriu que o seu nome estava negativado ao tentar efetuar uma compra, pode solicitar no estabelecimento que lhe negou o crédito, que lhe informem o nome da empresa que efetuou a inclusão. Pode ocorrer de o nome da empresa não estar disponível. Neste caso, você precisará efetuar a consulta diretamente no SPC e/ou SERASA. Veja abaixo como fazer esta consulta:

Consulta no SPC

Para consulta no SPC, você tem três opções:

  • Pessoalmente, em um dos postos de atendimento do SPC – Acesse aqui a lista de postos de atendimentos (http://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento)
  • Através de procuração, quando você não tem como ir até um posto de atendimento. Entre em contato com o posto de atendimento onde pretende efetuar a consulta e verifique os documentos específicos para este caso, pois essa informação pode mudar dependendo do posto – Acesse aqui a lista de postos de atendimentos (http://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento)
  • On-line, usando o sistema SPCNet – Acesse aqui o site SPCNet (https://spcnet.com.br/)

Todas estas opções são pagas. O valor varia por posto de atendimento, mas normalmente não ultrapassa R$6,00.

Consulta no Serasa

Para consulta no SERASA, você tem quatro opções:

Todos estes serviços prestados pela SERASA Experian são gratuitos.

Como limpar o nome no SPC e SERASA

A negociação da dívida para limpar o nome no SPC e SERASA é feita diretamente com a empresa credora e não com os órgãos de proteção ao crédito.

Com posse dos dados da empresa credora, entre em contato com ela e faça a negociação da dívida e efetue o pagamento. O seu nome será excluído do cadastro em até 72 horas após a solicitação de baixa feita pela empresa credora.