Consultar situação do CPF na Receita Federal

Os usuários pode fazer a consulta da situação do CPF na Receita Federal, desta maneira é possível saber a regularidade cadastral do contribuinte perante o Cadastro de Pessoas Físicas.

Para os usuários que desejam fazer a consulta pela internet, pode fazer com tranquilidade, pois o serviço tem segurança. Através da consulta é possível saber a real situação cadastral do contribuinte perante o CPF.

Como consultar o CPF

Para consulta o contribuinte deve informar o número de inscrição no CPF e a data de nascimento. Para fazer a consultar situação do CPF na Receita Federal, acesse aqui.

Na página o usuário irá ter o nome e a situação cadastral, além disso, o comprovante apresenta outras informações como data de nascimento, data da inscrição no CPF, além de ano de óbito (se tiver).

Comprovante da autenticidade

A autenticidade do comprovante e dos dados nele constantes pode ser confirmada por meio do serviço “Confirmação da Autenticidade do Comprovante de Inscrição ou de Situação Cadastral”, disponível no site. Além disso, o comprovante gerado não fornece informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF, limita-se tão somente a comprovar a situação cadastral no CPF.

Consulta do CPF por app

O serviço também permite que seja feita a consulta através do APP pessoa física além da tradicional consulta por meio do site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).  No site o comprovante poder ser acessado por meio do app “Pessoa Física” disponível para dispositivos móveis (smartphones, tablets etc).

O programa chamado “Pessoa Física” está disponível na loja de aplicativos de ambas as plataformas e permite ao contribuinte fazer a consulta do CPF, além de obter informações sobre restituição da declaração do imposto de renda e estimular o cálculo do imposto de renda, algo útil para quem espera a restituição ao longo do ano.